quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Que é o Verdadeiro Capital?

Como você já pode ver no subtítulo do blog, o Verdadeiro Capital não é dinheiro. Isto não quer dizer que o dinheiro não seja importante - pelo contrário - acredito firmemente que é essencial termos metas financeiras e concordo que ganhar dinheiro é muito bom. E tenho me esforçado bastante para isso...
Mas se o Verdadeiro Capital não é dinheiro, então o que é? E porquê este blog tem esse nome, digamos, diferente?
Tirei essa expressão de um discurso proferido pelo religioso americano do século 19, BrighamYoung . Além da religião, esse homem foi um dos principais colonizadores do Oeste americano, tendo firmado as bases para a formação de várias cidades, de uma ferrovia transoceânica e de um estado. Young disse em 1853: "Dinheiro não é o verdadeiro capital, apenas carrega o título. O verdadeiro capital é o trabalho. São os ossos, os nervos e os músculos do homem que subjugam a terra, fazem que ela ceda à sua força, administrando-a conforme seus variados desejos. Esse poder derruba montanhas e enche os vales, constrói cidades e templos e pavimenta as ruas. Em suma, o que mais há que traga abrigo e conforto ao homem civilizado, que não seja produzido pela força de seu braço fazendo com que os elementos se dobrem à sua vontade?"

Podemos inferir várias coisas dessa declaração. O capital é o trabalho e pertence a quem o executa. O trabalho é também a essência de quem trabalha. Quem trabalha é dono do Verdadeiro Capital.

É baseado nessa declaração que busco construir e enriquecer as relações humanas. As pessoas são tão valiosas que merecem esse desenvolvimento. Afinal, são as pessoas que movem o mundo.

Um comentário:

  1. Vamos ver se é o que eu to pensando.
    Valorizar o humano, o capital é só uma consequência dessa valorização.
    Se for por aí, eu to contigo :)

    Aguardo o proximo post!

    ResponderExcluir